O futuro da reparação automotiva

Publicado: 18/11/2019


A atividade de uma oficina mecânica sempre acompanhou as mudanças tecnológicas de sua época. Foi assim com a transição entre o sistema de injeção eletrônica ao common rail.

Porém, com a transformação quase imediata e a velocidade de inovações acelerada, algumas oficinas podem sofrer um pouco para acompanhar esse ritmo.

Por outro lado, esse avanço para a sociedade em geral tem um ponto positivo, com toda evolução e tecnologia nos dias atuais podemos desfrutar de carros cada vez mais conectados, seguros e eficientes. No entanto, para nós que trabalhamos com a reparação automotiva precisamos agora exercer um enorme esforço para mantermos-nos no mercado.

Com todas essas mudanças na tecnologia e a facilidade de encontrar qualquer informação usando apenas um celular, o próprio consumidor também mudou, o empoderamento criado pela tecnologia tornou o consumidor mais exigente e seletivo na hora de escolher seu reparador de confiança.

Portanto, vamos entender o que está acontecendo e descobrir o que esperar do futuro  da indústria automobilística e do setor de transportes. 

A velha oficina

Antigamente, uma oficina mecânica era conhecida como suja e bagunçada, não é mesmo? Afinal, quem nunca entrou em oficinas e encontrou um ambiente desorganizado com peças espalhadas ou manchas de óleo por toda parte? Pois é! E não é só isso, alguns problemas também eram comuns nas oficinas, como:

Atraso no serviço;

Difícil entendimento do orçamento;

Serviços mal realizados. 

Entre outros…

No entanto, com o passar dos anos e o avanço da tecnologia esse cenário também sofreu mudanças.


A nova oficina

Com um sistema de gestão automotiva adequado, todas essas questões ficaram para trás, o que se vê hoje são oficinas modernas, equipadas e atualizadas com serviços cada vez mais avançados.

Agora em uma oficina o ambiente é completamente diferente graças a tecnologia, o que podemos notar são mudanças como:

Equipamentos novos;

Serviços e produtos variados;

Atendimento personalizado;

Espaços organizados e limpos.

Essa evolução no mercado de reparação criou uma outra mudança positiva, um ambiente que antes era conhecido por ser masculino e ríspido atende agora tanto homens quanto mulheres. Portanto, a evolução tecnológica transformou a oficina em um ambiente agradável para o recebimento de qualquer pessoa.

Com o futuro chegando, as mudanças passam a ser não somente nos tipos de carros, mas também na forma de atender a cada cliente. 

Crescimento

No ano de 2019, o mercado automotivo teve crescimento de cerca de 30% segundo informações da ANFAVEA ( Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

Seguindo essa informação entendemos que o mercado automobilístico no Brasil segue em crescimento diário, a cada dia mais carros são colocados nas ruas e mais carros usados precisam de manutenção. 

Com esse crescimento aumenta também a demanda por serviços de reparação. A cada dia surgem meios de reparação mais modernos e equipamentos mais atualizados. Antes, era possível fazer um diagnóstico apenas sujando as mãos de graxa e dando uma olhada no veículo. 

Hoje já não é mais possível fazer isso, fazer uma reparação automotiva agora exige ferramentas apropriadas e mão-de-obra especializada, ainda mais com a chegada de veículos híbridos e elétricos. A busca por sustentabilidade e combustíveis alternativos que preservem o meio ambiente é um detalhe importante no futuro da reparação de veículos.

Por isso, se manter atualizado é importante para se manter ativo e também para tornar o seu atendimento cada vez mais personalizado.

Novas tecnologias e o futuro da reparação automotiva

Agora que você entende um pouco mais o que está acontecendo no cenário automotivo, irei lhe mostrar alguns pontos importantes para acompanhar essa evolução de mercado e como será o futuro. Vamos começar?

Carros modernos e tecnológicos

Ainda não tão acessível como imaginamos há 30 anos, em alguns lugares do mundo já é possível ver pelas ruas carros elétricos, autônomos, compartilhados e cada vez mais conectados. 

Alguns carros de luxo já possuem painéis que lembram uma cabine de avião, tecnologias para estacionar sozinho, economia de combustível, entre outras.

Hoje uma montadora já é capaz de monitorar o funcionamento de um carro através de suas peças, além de analisar motor e performance em tempo real. Podendo, portanto, facilmente controlar sua vida útil e como será o atendimento ao cliente na hora da reparação.

No futuro é bem provável que além da fabricação de automóveis e peças, elas também oferecem serviços automatizados de repara e manutenção.

Como se prepara para o futuro da reparação automotiva?

Organize sua empresa

Como já vimos neste post, os clientes mudaram e estão mais exigentes. Por isso, é importante saber que locais sujos e mal organizados não são mais aceitos. Por isso, cheque todos os dias como anda a limpeza e organização da sua oficina.

Garanta uma boa estrutura em todas as etapas do cliente dentro da sua empresa, assim você garante um serviço de qualidade ao seu cliente.

Qualifique seus colaboradores

Com a evolução do mercado, empresas que não têm uma equipe especializada acabam ficando pra trás.

Por isso, é fundamental ter funcionários qualificados e que se atualizem com as tendências de mercado frequentemente, com essa especialização, seus serviços serão realizados de forma mais rápida e eficiente, poupando tempo do seu funcionário e do seu cliente.

Ter profissionais qualificados e que se preocupam com o futuro será um diferencial na sua empresa te deixando em evidência e destaque no mercado.

Invista em equipamentos 

Uma oficina sem equipamentos tecnológicos e modernos não tem mais espaço no mercado de hoje. Com tantos automóveis variados e com sistemas diferentes, nada melhor do que investir em ferramentas e equipamentos atuais. 


Adquira um sistema de gestão

Ainda hoje algumas oficinas emite uma ordem de serviço (OS), isso está completamente ultrapassado. Com o mercado cada vez mais tecnológico, automatizar serviços da sua empresa também é um objetivo do futuro. 

Um sistema de gestão é uma dos melhores benefícios que a evolução do mercado trouxe para quem trabalha com reparação. Com um bom sistema de gestão você terá maior controle de todas as funções e serviços que sua empresa oferece.

Aposte nas redes sociais 

O marketing para os negócios também vem evoluindo com o passar dos anos. Aposte em estratégias de marketing para alcançar novos clientes e fidelizar clientes antigos. 

Invista em seu site ou blog, além do Facebook e WhatsApp. Assim é possível ter liberdade para trabalhar com todas essas plataformas. Uma das vantagens da mídias sociais é que você pode começar investindo pouco e já ter grande retorno.

Como vimos, o futuro da reparação automotiva está na tecnologia, portanto se manter informado e atualizado é o melhor jeito para se preparar. É claro que ainda é preciso um tempo para que todas essas mudanças cheguem às ruas, porém estar atualizado e preparado nunca é demais.

Se você chegou até aqui, inscreva-se em nossa lista de e-mails e fique sabendo de mais artigos como esse! Até a próxima!

 

Baixe nosso eBook "Guia completo com tudo o que você precisa saber antes de abrir a sua oficina": http://bit.ly/2mW6Coo


Voltar