Cuidados de segurança que todo mecânico deve ter em sua oficina

Publicado: 04/12/2018

A oficina mecânica é um lugar em que uma grande variedade de acidentes pode ocorrer, e os mecânicos e proprietários de oficinas devem estar sempre alertas para que nem a falta de atenção, nem a desorganização e, muito menos a irresponsabilidade, venham a causar fatalidades.

A segurança nas oficinas mecânicas deve ser uma prioridade, pois é um ambiente em que circulam diversas substâncias tóxicas e inflamáveis, ocorre ruído excessivo constante, são manipuladas peças e equipamentos pesados, entre outros perigos potenciais.

A prevenção dos acidentes deve ser parte integrante da rotina de trabalho das oficinas, por isso é essencial que a implantação de medidas preventivas seja uma prioridade. Da mesma forma, os equipamentos de proteção individual (EPIs) e os equipamentos de proteção coletiva (EPCs) devem ser utilizados adequadamente.


Receba promoções exclusivas clicando aqui: http://eepurl.com/c47oGv


Prevenção é a palavra-chave

O uso de equipamentos de proteção é obrigatório por lei, de acordo com a Norma Regulamentadora (NR) 6, que estabelece que os EPIs sejam fornecidos gratuitamente para uso constante dos trabalhadores no desempenho de suas funções. Além disso, os supervisores e gestores têm a responsabilidade de garantir o uso adequado desses equipamentos durante todo o expediente de trabalho.

O uso de óculos e cremes de proteção, luvas de segurança e aventais impermeáveis evitam que o mecânico entre em contato direto com substâncias nocivas. Protetores auriculares também são essenciais para evitar danos auditivos, pois os ruídos nas oficinas são intensos.

Luva OTC

As botas de proteção são importantes para proteger o pé de impactos, de pisar em peças perfurantes e do contato com substâncias tóxicas. A soldagem também exige o seu EPI específico, e as máscaras com lentes de proteção ultravioleta devem ser adequadas para o tipo do uso, impedindo danos aos olhos e ao rosto.

Luva OTC em promoção!

Cuidados com equipamentos e ferramentas

As ferramentas e equipamentos são itens fundamentais em qualquer oficina mecânica, mas é preciso se atentar ao seu uso para não danificar peças e veículos, e, principalmente, não provocar um acidente com algum funcionário.

As ferramentas não podem ficar espalhadas pela oficina, e devem ser guardadas em caixas e locais específicos. Os equipamentos devem ter a sua manutenção periódica realizada sem atrasos, evitando problemas elétricos ou mecânicos que possam provocar acidentes.

O ambiente precisa de atenção

Antigamente, as oficinas mecânicas costumavam ser locais em condições precárias, insalubres e sem infraestrutura, mas a imposição de regulamentos de segurança e a profissionalização do setor trouxeram ambientes amplos, modernos e limpos.

Entretanto, sempre é importante lembrar que o ambiente de trabalho deve ter um sistema de iluminação e exaustão adequados, com placas indicativas de emergência e de que é proibido fumar.

Além disso, os ambientes devem ser limpos e organizados após a execução das tarefas, e a execução de uma lista de checagem ao fim do dia permite que nada fique ao acaso, incluindo vazamentos químicos e problemas elétricos que poderiam ser evitados.

Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais conteúdos como esse aqui.

-------------

Para mais artigos como esse acesse www.sprintec.com.br/blog



Voltar