Conheça 5 ferramentas que não podem faltar na sua oficina mecânica.

Publicado: 15/01/2019

Oferecer o melhor serviço ao cliente é uma forma de ter a sua fidelização, além de fazer com que ele acabe indicando o seu trabalho para outras pessoas. E, quando falamos sobre o serviço prestado por oficinas mecânicas, além do atendimento, é claro, outro ponto muito importante e que é bastante levado em consideração pela clientela são as ferramentas utilizadas.


Poucas pessoas confiam em deixar seus carros em oficinas que pareçam não ter ferramentas o suficiente para os serviços que devem ser feitos. Portanto, manter suas ferramentas sempre atualizadas e em consonância com o seu cliente atual é muito importante, pois garante que você está à frente de grande parte da concorrência.


Para lhe ajudar com esse assunto, listamos abaixo algumas ferramentas que não podem faltar em sua oficina mecânica. Confira!


1 – Alicates


Não poderíamos começar essa lista por outro item, afinal de contas, o alicate é uma das ferramentas mais básicas de qualquer oficina mecânica, justamente porque é utilizado em quase todos os reparos mecânicos.



Por isso, essa ferramenta deve sempre estar presente na mala do mecânico. Vale a pena investir em modelos universais, de tamanhos variados, bico reto, entre outros.


2 – Chaves Philips


Eis uma chave que não pode faltar em nenhuma oficina mecânica, a chave Philips. Isso porque ela possui o formato ideal para parafusos com cabeça de cruz, tornando praticamente impossível que outra chave consiga realizar o seu trabalho.


Além disso, ela é muitíssimo utilizada em trabalhos localizados na região interna do veículo, justamente porque proporciona mais agilidade ao serviço, bem como não deixa que haja danos a estruturas frágeis, como um painel, por exemplo.


3 – Chaves de fenda


Também uma ferramenta clássica de oficinas mecânicas, a chave de fenda pode ser utilizada praticamente em todos os trabalhos de um mecânico. Com as modernizações pelas quais passou, hoje algumas versões de chave de fenda possibilitam até mesmo a troca do lado metálico.


Para garantir que sua oficina esteja bem equipada, tenha à disposição de seus mecânicos ao menos um kit de chave de fendas, com chaves de diferentes espessuras e tamanhos, pois elas são indispensáveis em trabalhos de difícil alcance.


4 – Chaves soquete


Recomendada para serviços de natureza mais leve, as chaves soquete são excelentes para a realização de trabalhos em que o mecânico dispõe de pouco espaço para girar o objeto. Como ela não precisa ser retirada para realizar o movimento por completo consegue realizá-lo com mais facilidade que outra chave comum.

Portanto, sua oficina mecânica deve investir em ao menos duas chaves soquete para agilizar o trabalho dos seus mecânicos.



5 – Macaco hidráulico


Basicamente, se sua oficina mecânica não dispuser de um macaco hidráulico, ela não funciona. Isso porque é essa ferramenta a responsável por suportar o peso dos veículos para que o mecânico possa analisá-lo e trabalhar no que for necessário.

Sem ele, essa parte do serviço torna-se inviável de se realizada. Portanto, é indispensável que a sua oficina mecânica passe a contar com as facilidades obtidas através de um macaco hidráulico.

Macaco Hidráulico  OTC 1788A


Gostou deste artigo? Então acesse outros textos do nosso blog e confira mais dicas como essas!

Voltar