A importância de garantir peças originais na sua oficina mecânica

Publicado: 27/03/2019

Você já parou para pensar sobre a complexidade do sistema de funcionamento de um veículo? Antes de todo o processo de fabricação, cada componente é minuciosamente especificado. Logo, toda oficina mecânica deveria ter um estoque totalmente constituído de peças originais. Afinal, existem ótimas razões para isso.

Receba promoções exclusivas clicando aqui: http://eepurl.com/c47oGv

Para conhecer as principais, basta continuar a leitura!

Alta resistência e economia de verdade

O principal motivo que leva os motoristas a optarem por peças genéricas é o preço. No entanto, essa escolha equivocada costuma resultar no tradicional ditado: “o barato que sai caro”.

Isso acontece porque, com a intenção de economizar, você adquire uma peça de resistência bem inferior a de um item original. Na prática, muitas coisas podem acontecer. Quer alguns exemplos? Vejamos.

Em primeiro lugar, a baixa durabilidade das peças exigirá uma troca mais constante. Portanto, se o intuito era economizar, não é bem isso o que acontece na prática.

Em segundo lugar, o uso de peças de qualidade duvidosa pode colocar você e sua família em risco. Como o tempo de vida útil da peça é praticamente desconhecido, ela pode deixar de funcionar a qualquer momento. Imagine se isso acontecer durante uma viagem, por exemplo.

Perfeita adequação ao sistema do veículo

Como dissemos no início, as peças originais são projetadas para aquele projeto por uma razão. Elas estão em total conformidade com o funcionamento do veículo.

Isso significa que as peças originais trabalham harmonicamente e em conjunto com todas aquelas usadas no mesmo sistema. Enquanto isso, as versões genéricas não apresentam a mesma eficiência, sob risco de comprometer a função de outros elementos.

As peças genéricas podem, inclusive, acelerar o processo de deterioração de outros componentes. No último caso, o prejuízo pode ser enorme, além da dor de cabeça de levar o carro na oficina inesperadamente.

Vale lembrar que, a depender do estrago, o conserto do carro pode levar mais tempo do que o usual. Caso você use muito o veículo, o prejuízo não será apenas financeiro. Pense no transtorno que apenas 1 semana sem o carro pode te causar.

Ampliação do tempo de vida útil do veículo

Se as peças originais duram mais e se encaixam perfeitamente nos mecanismos projetados, elas também ampliam o tempo de utilização do veículo. Então, você fica com a certeza de que poderá utilizar aquele carro por mais tempo e sem passar por surpresas desagradáveis.

Aliado a tudo isso está o desempenho do carro. Para um motorista, poucas coisas são mais frustrantes do que um veículo de difícil dirigibilidade.

O fato é que quanto maior o número de peças não originais, maior a chance de falhas mecânicas. Com isso, o carro pode desenvolver um comportamento, no mínimo, estranho.

Não é difícil perceber que algo está muito errado. Muitas vezes, um barulho diferente surge como apenas o início de uma verdadeira bola de neve.

Sem peças originais, todos os problemas mencionados se acumulam. Então, você pode:

  • Levar o veículo a um número excessivo de manutenções;
  • Sofrer um profundo prejuízo financeiro;
  • Dirigir um veículo com desempenho abaixo do normal.

Portanto, não há dúvida de que a solicitação de peças originais é o melhor caminho para economizar. Além disso, essa é a melhor forma de preservar a boa saúde mecânica do seu carro. Somente esse hábito pode garantir a sua tranquilidade. Pense bem nisso!

Gostou dessas dicas? Aproveite para acessar o nosso blog e conferir outras informações igualmente úteis sobre o mundo automotivo!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais conteúdos como esse aqui.

Voltar