5 inovações automobilísticas que você precisa conhecer

Publicado: 18/09/2019













No ramo tecnológico, a indústria automobilística é uma das mais inovadoras, trazendo constantemente novas ideias e conceitos, seja para segurança, entretenimento, utilidade ou simplesmente pelo desejo de inovar.

Muitas das tecnologias presentes nos carros novos são especificamente construídas para segurança ou pelo menos têm algum tipo de foco em segurança. Outras, desejam criar uma experiência mais imersiva para o condutor e os passageiros, com conceitos de comunicação e interatividade que sequer conseguimos imaginar.

As ideias mais revolucionárias para a indústria automotiva ainda estão para chegar, e você confere 5 das mais interessantes no artigo a seguir. Confira!

1. Aplicativos móveis conectados

Não é exagero dizer que o smartphone é uma tecnologia revolucionária, inclusive em relação a como interagimos com nossos carros. A maioria das montadoras oferece algum tipo de aplicativo de smartphone conectado, mas algumas soluções são melhores que outras.

Alguns aplicativos permitem que você possa trancar e destrancar as portas, verificar o status do combustível, a pressão dos pneus, e até mesmo ligar o carro remotamente para esfriar o automóvel em um dia de calor.

2. Tecnologia para motoristas iniciantes

Entregar as chaves do carro para o seu filho que acabou de tirar a carteira de motorista pode ser uma experiência estressante, mas já existem tecnologias inteligentes que podem ajudar você a ficar mais tranquilo.

Vários modelos já possuem algum tipo de limitações embutida que pode notificá-lo se o carro for dirigido além de certa velocidade, travar o volante se o condutor não usar cintos de segurança e até mesmo evitar que o som seja ligado em um volume muito alto.

O recurso Teen Driver da Chevrolet, por exemplo, também oferece um relatório que informa aos pais se sistemas de segurança como o ABS ou o alerta de colisão frontal foram acionados enquanto o seu filho estava atrás do volante.

3. Rastreamento de veículos roubados

Especialistas estimam que mais de 750 mil veículos serão roubados em 2019. Embora esse número pareça alarmante, quase 46% desses veículos serão recuperados—e esse número continua aumentando. Grande parte do crédito vai para a tecnologia inovadora que as montadoras estão incorporando em seus veículos, como a capacidade de o carro ou caminhão roubado informar a polícia quando o crime estiver acontecendo.

A tecnologia é integrada aos sistemas de assistência e segurança do veículo, como o Connected Drive da BMW ou o OnStar da GM.

4. Controle de cruzeiro adaptativo

Os sistemas avançados de auxílio ao motorista, como o controle de cruzeiro adaptativo, podem tirar grande parte do estresse da experiência de dirigir, principalmente para condutores pouco experientes. Ao usar uma série de sensores embutidos no carro, o controle de velocidade adaptável pode igualar a velocidade do carro à sua frente, o que significa que você não precisa constantemente acelerar e frear no tráfego nas estradas.

Alguns sistemas até permitem que o carro pare por completo (desligando o motor) para, em seguida, recomeçar automaticamente, tornando o tráfego pesado das grandes cidades consideravelmente menos frustrante. Você pode ficar desconfortável entregando certa quantidade de controle ao carro, mas, se você usar uma vez, isso certamente se tornará um hábito.

5. Frenagem automática de emergência

A frenagem  automática de emergência usa uma variedade de sensores para determinar se uma colisão frontal é iminente e aplica automaticamente os freios para diminuir a gravidade ou evitar um acidente por completo.

A indústria automobilística concordou em adotar o padrão em carros até 2022, mas muitos veículos já estão disponíveis hoje. Os sistemas são extremamente eficientes, embora você não deva confiar nele para parar o veículo—ele é o último recurso para quando o motorista não está prestando atenção.

Gostou? Para conhecer ainda mais artigos interessantes sobre automobilismo e inovação, acesse o nosso blog e fique atualizado sobre as principais tendências!

Voltar