3 dicas para aumentar a produtividade da sua oficina mecânica

Publicado: 08/04/2019

Logo após a abrir o próprio negócio, o empresário já pensa em novas maneiras de melhorar o lucro. Diante de setores muito competitivos, como o de oficinas mecânicas, as estratégias precisam ser ainda mais cuidadosas. Somente assim será realmente possível aumentar a produtividade do negócio.

Quer saber como fazer isso? Continue a leitura e conheça 3 dicas infalíveis!

1. Capacite os mecânicos da sua oficina

Seja qual for a profissão, um grande equívoco é pensar que o conhecimento não é inesgotável. Na verdade, sempre haverá uma nova forma mais eficaz de se executar um determinado processo. Não raro, os próprios processos em si sofrem modificações pontuais e bem-vindas.

Então, é inviável manter em sua oficina um grupo de mecânicos que literalmente parou no tempo. A equipe precisa se atualizar constantemente. Cabe a você, proprietário da oficina, fornecer treinamentos de aperfeiçoamento.

Essa capacitação pode atingir os mais variados objetivos, como:

  • ensinar a manusear novos equipamentos;
  • promover práticas seguras no ambiente de trabalho;
  • divulgar as tecnologias mais recentes do setor.

Com isso, é possível aumentar tanto a produtividade da oficina como a satisfação dos clientes. Afinal, mecânicos especialistas realizam diagnósticos minuciosos e manutenções detalhadas. Quando tiverem de buscar uma oficina novamente, os clientes nem pensarão duas vezes.

2. Invista em novas tecnologias


Nem tudo está nas mãos dos funcionários. Por mais bem capacitados que sejam, eles também precisam das melhores ferramentas de trabalho disponíveis no mercado.

Portanto, uma oficina moderna deve se preocupar em adquirir equipamentos que tenham tecnologia de ponta. A presença desse recurso eleva consideravelmente a eficácia dos diagnósticos de problemas nos veículos. Mais uma vez, os clientes agradecem!

Naturalmente, a velocidade das manutenções é também bem mais veloz, em comparação com o tempo usual usado para esse fim. Como você deve imaginar, uma oficina bem equipada diminui bastante o tamanho das filas de atendimento. Assim, o investimento em tecnologia é outro fator importante para aumentar a produtividade do seu negócio.

3. Avalie o desempenho dos mecânicos regularmente

Depois de conquistar os resultados desejados, você deve desenvolver formas de mantê-los. Para tanto, é indispensável ter um cronograma de avaliações periódicas.

As avaliações, entretanto devem conter critérios específicos, como a organização da área de trabalho, a velocidade e a qualidade das manutenções.

O ideal é que seja feita uma avaliação geral e outra individual. Na última, é importante se lembrar de repassar um feedback ao funcionário. Essas devolutivas devem ser efetuadas em ambiente particular e reservado, para não expor nenhum colaborador. Desse modo, todos eles saberão exatamente em quais pontos precisam melhorar.

Na mesma linha de raciocínio, convém realizar uma reunião regular com a equipe sobre o desempenho geral da oficina. Ao deixar tudo às claras, você pode destacar a importância do papel dos funcionários no sucesso do negócio.

Isso os deixará mais motivados, já que eles se sentirão valorizados. Ter trabalhadores felizes com suas funções é fundamental para que a sua oficina seja bem-sucedida. Portanto, alie as avaliações com campanhas de premiações.

Agora que você chegou até aqui, aproveite para visitar o nosso blog! Lá, você terá acesso a muitos outros textos objetivos e cheios de dicas sobre a manutenção de veículos!

Voltar